CAMPANHA MOTO LEGAL

CAMPANHA MOTO LEGAL

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Governador Flávio Dino lança campanha estadual contra o mosquito Aedes aegypti em Barra do Corda

Governador Flávio Dino, secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, e demais autoridades da região durante o lançamento da campanha estadual que teve grande participação popular. Foto: Handson Chagas/Secom
Governador Flávio Dino, secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, 
e demais autoridades da região durante o lançamento da campanha estadual que teve 
grande participação popular. Foto: Handson Chagas/Secom
O governador Flávio Dino lançou nesta segunda-feira (14) a Campanha Estadual de Enfrentamento ao Mosquito Aedes aegypti, no município de Barra do Corda. A cidade é uma das mais endêmicas do Maranhão, devido ao grande índice de casos de dengue e Zika vírus, transmitidos pelo mosquito. O governador Flávio Dino destacou a necessidade da união de todos os esforços contra o mosquito, principalmente na região. “Os agentes de endemias, junto aos técnicos da SES, começaram ontem a fazer o trabalho de fumacê com cinco novos veículos do Estado aqui na cidade. Mas só isso não basta, precisamos fazer um mutirão para evitarmos o nascimento do mosquito, tendo cuidado dentro das nossas casas. Vamos seguir as orientações dos agentes, abrindo nossas portas e colaborando com o trabalho deles”, explicou o governador Flávio Dino.
No início deste ano, Barra do Corda recebeu pesquisadores do Ministério da Saúde e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para acompanhar e colher amostras de cerca de 900 pacientes com sintomas do Zika Vírus. O trabalho desenvolvido virou referência em pesquisas contra a proliferação da doença, sendo apresentado um case do estudo no dia 24 de novembro em Brasília, pelo superintendente da Vigilância Sanitária da SES (Suvisa), Marcelo Rosa....

O secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, convidou toda a população do município e os prefeitos e secretários municipais de Saúde de Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras, Fernando Falcão, Itaipava do Grajaú e Arame a combaterem o mosquito Aedes aegypti. “Estamos lançando hoje, aqui na cidade de Barra do Corda, uma grande mobilização e declaração de guerra ao mosquito Aedes. Nosso grande adversário é esse vetor. Peço aos colegas agentes de saúde e endemias a motivação e o envolvimento nesse processo de conscientização das pessoas, lembrando que cada casa pode ser um foco do mosquito. Nosso dever de casa começa em casa”, ressaltou Marcos Pacheco.
Plano de Enfrentamento
A região de Barra do Corda é a primeira com o maior coeficiente de incidência de casos de Dengue dentre todas as 19 regiões do estado, com 240,8 casos para cada 100 mil habitantes. Diante dessa situação, o Governo do Estado entregou cinco novos veículos para a aplicação de inseticida Ultra Baixo Volume (UBV), tradicionalmente conhecido como ‘Fumacê’.
Os inseticidas e larvicidas distribuídos em 14 bairros englobam 858 quarteirões, protegendo mais de 30 mil casas só na sede da cidade. Além disso, foi solicitado ao prefeito Erick Costa, a intensificação da limpeza urbana, em pontos estratégicos, no recolhimento de resíduos domésticos e de lixo jogados em terrenos baldios.
Todos os municípios foram convocados a colocarem em prática a campanha de prevenção ao mosquito, com apoio do Governo do Estado, principalmente nas cidades mais endêmicas, incluindo São Luís, em evento realizado na última sexta-feira (11) com a distribuição de material informativo, como folders e cartazes, além da exibição de peças publicitárias na televisão e spot de rádios, alertando a importância do trabalho de prevenção.
Além disso, em São Luís e agora em Barra do Corda, estão sendo realizadas atividades de mobilização com ações preventivas em locais de grande concentração de pessoas, como mercados, terminais de integração e praças públicas.

0 comentários :

Postar um comentário