CAMPANHA MOTO LEGAL

CAMPANHA MOTO LEGAL

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Safras de soja e cana-de-açúcar apresentaram os melhores resultados no MA em 2015

Foto 1 - Safras de soja e cana-de-açúcar apresentaram os melhores resultados no Maranhão em 2015, segundo IMESC 
Divulgada, nesta quinta-feira (14), a última estimativa de produção agrícola de 2015, publicada pelo Governo do Maranhão, por meio do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc). A nota trata da previsão e acompanhamento das safras dos principais produtos agrícolas do estado, referentes à estimativa do mês de dezembro de 2015.
A cultura da cana-de-açúcar foi o produto que demonstrou melhor resultado na safra de 2015, registrando um crescimento de 17,2% em relação ao ano anterior.
Desde o início de 2015, a cultura da cana-de-açúcar vem elevando a expectativa de produção dentre os demais produtos do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola no Estado. A estimativa da produção e do rendimento médio se mantiveram em relação ao mês de novembro.
Já em relação à cultura da soja, observou-se que a estimativa da produção conseguiu se manter constante durante o último trimestre. Em 2015 a produção fechou em 2.100 mil toneladas, o que representa um acréscimo de 223,7 mil toneladas, ou seja, 11,9% em relação à safra do ano anterior.
Para o economista do Imesc, Anderson Nunes, no que diz respeito à produção de grãos, a cultura de maior destaque no ano de 2015 foi a soja, cuja produção ultrapassou 2 milhões de toneladas.
“Isso se deve, em grande medida, às desvalorizações cambiais ocorridas durante o ano de 2015, que favoreceram as exportações do grão. Somado a isso, constatou-se novas áreas de plantio de soja no Estado, nos municípios de São Francisco do Maranhão e Colinas, o que representou, no mês de maio de 2015, um aumento de 8,9 % na produção da oleaginosa”, completou Anderson.....

Sobre o LSPA
O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) é uma pesquisa que faz acompanhamento conjuntural da safra agrícola, que adota diferentes procedimentos em seu processo de investigação, de acordo com as diversas características de cada cultura. As informações estão disponíveis sob a forma de publicação mensal contendo os dados de área, produção e rendimento médio, em nível de produto e Unidades da Federação.
A análise completa encontra-se disponível no site do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos. Acesse aqui o estudo na íntegra.

0 comentários :

Postar um comentário