terça-feira, 19 de julho de 2016

Aplicativo WhatsApp começa a ser bloqueado em todo o território brasileiro

Em São Luís, algumas pessoas já relatam que não conseguem utilizar o serviço.
Empresa será multada caso descumpra decisão judicial.
Empresa será multada caso descumpra decisão judicial. 
- Foto: Reprodução
Bloqueado! Durante a tarde desta terça-feira (19) o aplicativo de mensagens instantâneas WhasApp será suspenso, gradativamente, em todo o território brasileiro. O bloqueio da rede social foi determinado pela juíza Daniella Barbosa Assunção de Souza, da 2ª Vara Criminal de Duque de Caxias (Rio de Janeiro), e já está sendo cumprido em muitas cidades, deixando milhões de usuários insatisfeitos.
De acordo com a Justiça, o pedido foi feito pela Delegacia de Polícia Civil de Imbariê (62ª DP), porque os policiais investigavam o uso do aplicativo para a troca de mensagens entre criminosos. No entanto, o Facebook, dona do WhatsApp, alegou que não poderia cumprir a decisão porque as mensagens são todas criptografadas e, portanto, não acessíveis. A criptografia garante o sigilo das conversas dos usuários.
Para que a decisão fosse cumprida imediatamente, a Justiça enviou ofícios para a Embratel, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e todas as operadoras de telefonia.
Se descumprir a decisão de interceptar as comunicações entre usuários conforme pedido pela Polícia Civil, o Facebook será multado em R$ 50 mil por dia.


Com informações da Agência Brasil*

0 comentários :

Postar um comentário