"AGORA TEM SEGURANÇA",

"AGORA TEM SEGURANÇA",

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

PUBLICADO O EDITAL DO SELETIVO DO IFMA 2017


O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) divulgou o Edital do processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos de nível médio em 2017. São oferecidas 5.980 vagas, distribuídas em 24 cidades em todo o Maranhão. As inscrições vão de 6 a 26 de setembro e a prova será realizada em 4 de dezembro.
No Campus Barra do Corda serão ofertadas 320 vagas nos cursos de Química, Informática, Manutenção e Suporte em Informática, Administração e Meio Ambiente.
Fique atento a todas as normas e prazos do Edital do Processo Seletivo.
O Instituto oferece três formas de cursos técnicos: integrada, concomitante e subsequente. Na forma integrada, o aluno cursa o Ensino Médio junto com uma formação profissional no IFMA. Na forma concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e o Ensino Médio em outra instituição de ensino. Já a forma subsequente é para aqueles que já concluíram ou estão concluindo, em 2016, o Ensino Médio e pretendem obter uma formação profissional....
As provas terão 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. O conteúdo programático está disponível no edital (acesse aqui http://portal.ifma.edu.br/concursos-e-seletivos/?id=12055).
Isenção da taxa de inscrição – O valor da inscrição do seletivo é de R$ 20,00 (vinte reais). Caso o candidato pretenda concorrer às vagas com isenção de pagamento da taxa, deverá preencher o formulário eletrônico, disponível no endereço www.ifma.edu.br, no período de 22 de agosto a 02 de setembro. A isenção também pode ser solicitada de forma presencial nos campi, cujos endereços encontram-se no Anexo I do edital.
Poderá requerer a isenção o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e for membro de família de baixa renda.
As vagas à Isenção do Pagamento da Taxa de Inscrição correspondem a 400% do total de vagas por Forma de Educação Profissional Técnica de Nível Médio oferecidas em cada Campus e Campus Avançado no Processo Seletivo 2017.
 Sistema de cotas – Em cada curso, 50% das vagas serão destinadas aos candidatos egressos de escola pública. Dessas vagas, metade serão reservadas aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio e a outra metade será reservada aos candidatos com renda familiar bruta superior a um salário mínimo e meio. O Instituto reserva também, em cada curso, 5% das vagas para os candidatos com deficiência.
PERÍODO DE ISENÇÃO DAS INSCRIÇÕES: 22/08 a 02/09
PERÍODO DAS INSCRIÇÕES: 6 a 26 de setembro
VALOR: R$ 20,00 (vinte reais)

0 comentários :

Postar um comentário