"AGORA TEM SEGURANÇA",

"AGORA TEM SEGURANÇA",

domingo, 27 de novembro de 2016

O adeus ao Comandante Fidel Castro, morto aos 90, foi o líder mundial mais longevo do século 20

O mundo acordou neste sábado (26) consternado com a notícia da morte de um dos maiores e mais controversos líderes do século 20. Foi o irmão de Fidel Castro e atual presidente de Cuba, Raúl Castro, quem anunciou que o Comandante, como era chamado por seus admiradores, havia morrido aos 90 anos, na noite de sexta-feira (25).
Por determinação própria, Fidel seria cremado na manhã deste sábado, segundo Raúl.
Cuba fará luto de nove dias para se despedir de Fidel. As cinzas do líder da Revolução Cubana percorrerão a ilha em uma carreata, antes de chegar ao seu destino final, o maior cemitério de Santiago de Cuba, em 4 de dezembro.
As cinzas ficarão expostas na segunda e na terça-feira próximas no memorial José Martí, na praça da Revolução, em Havana, onde a população poderá prestar sua homenagem.
Na mesma terça-feira, dia 29, às 19h locais (22h de Brasília), Havana se despedirá do histórico dirigente com um ato multitudinário na Praça da Revolução, coração político de Cuba, onde Fidel fez muito de seus famosos e quilométricos discursos.
No dia seguinte, começará uma peregrinação com as cinzas de quatro dias, entre 30 de novembro e 3 de dezembro, que percorrerá 13 das 15 províncias da ilha.
Os restos mortais do líder viajarão de estrada no sentido contrário ao da "Caravana da Liberdade", a mesma que levou um Fidel triunfante de Santiago de Cuba até Havana em 1959, quando depôs a ditadura de Fulgencio Batista.

0 comentários :

Postar um comentário