CAMPANHA MOTO LEGAL

CAMPANHA MOTO LEGAL

segunda-feira, 27 de março de 2017

IFMA E CÂMARA MUNICIPAL DE BARRA DO CORDA DISCUTEM QUESTÃO AMBIENTAL


No dia 21 de março, o geógrafo Aciel Tavares e o engenheiro ambiental Evandro Barros, professores do IFMA/BdC, representaram a Instituição em uma sessão na Câmara Municipal de Barra do Corda. Na ocasião, os educadores realizaram uma exposição pública dos resultados de três pesquisas científicas acerca de aspectos relacionados à questão ambiental no município.

                 As investigações, financiadas pelo IFMA/PIBIC Jr., trataram de diferentes temas, embora todos estejam ligados à problemática do meio ambiente. A primeira pesquisa, intitulada "Análise das ilhas fluviais nos rios Corda e Mearim no perímetro urbano de Barra do Corda: gênese, evolução e situação atual", investiga a formação de ilhas nos leitos dos rios que atravessam o município. A segunda pesquisa, cujo título é "Identificação e monitoramento de áreas com risco de deslizamento na vertente leste no Bairro de Altamira em Barra do Corda-MA", tem como objeto os potenciais riscos de deslizamento de terra em uma das áreas mais povoadas da cidade. Por fim, a terceira pesquisa, denominada "Identificação de impactos ambientais decorrentes da extração de arenito no povoado Cateté de Baixo na zona rural de Barra do Corda-MA", realizou um estudo sobre as consequências para o meio ambiente da retirada de arenito em uma localidade rural do município.

                Ao apresentarem os resultados alcançados pelas investigações, os professores Aciel Tavares e Evandro Barros, juntamente com os alunos do IFMA/BdC, buscaram tornar públicas para toda a população de Barra do Corda informações de elevada relevância social, haja vista que os aspectos abordados nos estudos atingem diretamente a qualidade de vida do munícipes. Além disso, os educadores tiveram como objetivo convidar as autoridades do Poder Legislativo municipal para a formação de uma parceria entre o IFMA/Campus Barra do Corda e a Câmara Municipal.

                "Precisamos debater a questão ambiental de forma técnica, sem paixões, de modo a incentivar a elaboração de leis ambientais que sejam adequadas às particularidades de Barra do Corda", afirmou o professor Aciel Tavares.

0 comentários :

Postar um comentário