PROGRAMA MAIS ASFALTO

PROGRAMA MAIS ASFALTO

sexta-feira, 16 de junho de 2017

População será beneficiada com mutirões de cirurgias eletivas

A proposta dos mutirões já é executada pelo poder público estadual desde o início da gestão.

Foto: Reprodução
Para ampliar o acesso de cidadãos maranhenses a cirurgias eletivas, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está planejando mutirões por todo o estado. A proposta está sendo alinhada com as regionais de saúde e será fechada durante a próxima reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Maranhão (CIB/MA), colegiado de articulação entres gestores estaduais e municipais para execução de políticas de saúde. O recurso de mais de R$ 8 milhões para a ação foi assegurado pela SES junto ao Ministério da Saúde.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, explicou que o objetivo da ação é reduzir a demanda por cirurgias eletivas, especialmente no interior do estado. “Junto às regionais de saúde, estamos avaliando as necessidades da população e a estrutura disponível e necessária para que possamos executar os mutirões. A proposta é oferecer o serviço de forma regionalizada e beneficiar os cidadãos que precisam dos procedimentos”, afirmou...

Com os mutirões, o poder público pretende reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas, que não são consideradas de urgência. Para a execução da ação, foi realizado um levantamento das demandas via Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (Cosems) e Unidades Regionais de Saúde. Os locais e as condições, como estrutura adequada e oferta de profissionais, estão sendo avaliados para que a proposta seja definida durante a próxima reunião da CIB, prevista para o dia 23 de junho.
A proposta dos mutirões já é executada pelo poder público estadual desde o início da gestão. Mutirões de cirurgias ortopédicas, oftalmológicas, urológicas, ginecológicas, entre outras de média e alta complexidade, já beneficiaram muitos pacientes pelo interior do estado. Essas ações já foram realizadas em unidades de saúde estaduais como o Hospital Macrorregional de Imperatriz e no Hospital Regional Dr. Jackson Lago, em Pinheiro – beneficiando pacientes da Região Tocantina e da Baixada Maranhense.
De acordo com o levantamento realizado, as principais demandas dos municípios dizem respeito à realização de cirurgias oftalmológicas, de vesícula e próstata. “Já realizamos nas unidades do estado cirurgias eletivas, mas a demanda cresce a cada dia. Ações como essa dos mutirões são fundamentais para reduzir essa fila”, disse o assessor técnico da SES, Mariano de Castro Silva.

0 comentários :

Postar um comentário