PROGRAMA MAIS ASFALTO

PROGRAMA MAIS ASFALTO

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Governo do Estado beneficia agricultores familiares de Codó com pacote de ações

“É possível sim, viver da agricultura familiar. A Associação da Vila Fomento é uma prova viva disso e eu me orgulho de fazer parte desse progresso, o meu sonho de ver essa associação dando bons frutos ao nosso agricultor associado, está sendo realizado”, foi o que disse a dona Maria de Jesus Pereira, mais conhecida como ‘Dijé’, com o sorriso repleto de satisfação quando questionada sobre os avanços alcançados pela Associação. “A ajuda que o Governo do Estado nos deu vai estar para sempre dentro dos nossos corações”, acrescentou dona ‘Dijé’.


Os esforços do Governo do Estado para fortalecer a agricultura familiar do Maranhão estão em constante desenvolvimento. Na última quarta-feira (26) o governador Flávio Dino, junto com a comitiva do Governo do Estado esteve no município de Codó, entregando à população ações que auxiliam no aumento da produção e geração de renda dos agricultores familiares da região do Território dos Cocais.

Por meio do Sistema SAF, o Governo do Estado está beneficiando 29 famílias da Associação dos Pequenos Produtores do Campo Agrícola Vila Fomento. O recurso no valor de R$ 300 mil será destinado à revitalização do laboratório de produção de alevinos e criação de peixes, parado há 10 anos, e a construção mais 4 tanques para peixes e para a produção de alevinos...

Atualmente além do consumo de peixes, os beneficiários da Associação da Vila Fomento comercializam o excedente da produção. Só na safra de 2016/2017 os agricultores familiares produziram 7 toneladas de peixes, gerando uma renda de cerca de R$ 50 mil reais. 

Hoje a capacidade de produção da Associação é de 22 toneladas de peixes a cada safra e 100 mil alevinos por mês. Com os investimentos do Governo do Estado, essa capacidade vai mais que dobrar, abastecendo não só os agricultores familiares da Vila Fomento, como também as famílias atendidas pelo Plano Mais IDH.

Em sua passagem por Codó, o governador Flávio Dino, entregou ainda 14 kits de irrigação (Quintal Produtivo) que abrange uma área de 1.000 m², beneficiando 14 famílias do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu – MIQCB. Além de 2 kits de irrigação com insumos beneficiando 15 famílias da Associação Quilombola da Santa Maria dos Moreiras e Bom Jesus e Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Agricultura Familiar da Localidade Santana do Manoel Ramos. Os kits de irrigação com insumos abrangem uma área de 1 hectare.

Esses kits são compostos, na parte agrícola, por machado, carro de mão, pulverizador, enxada, regador, cavadeira, facão, foice, pá de bico, balde, bota de borracha, máscara, luva, capacete, balança de prato, caixa plástica para verdura, conjunto para jardim de 5 peças. Na parte de irrigação contém bomba, tubos, micro aspersores, filtro de disco, válvula de sucção, mangote, abraçadeira, chave magnética.

Para o secretário Adelmo Soares, a entrega desses benefícios é muito marcante para a agricultura familiar do município de Codó. São agricultores familiares nunca antes beneficiados. “Com o investimento do Governo do Estado nós ampliamos a capacidade de produção de alevinos, revitalizamos todo o laboratório de produção. Além disso tivemos também a parte agrícola, aumentando também a capacidade de produção, entregando kits de irrigação, o que vai proporcionar aos agricultores uma renda paralela enquanto reinicia o ciclo da produção de peixes”, explicou o secretário. 

O presidente da Agerp, Júlio Mendonça enfatizou a importância da assistência técnica no progressos de projetos como o da Vila Fomento. “A assistência técnica é fundamental e indispensável para os agricultores familiares. É através dos nossos técnicos que os agricultores aprendem o manejo certo das culturas e a orientação para que haja o mínimo de prejuízos possíveis”, pontuou.


Assessoria de Comunicação e Eventos - Ascom 

Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF)

0 comentários :

Postar um comentário