ANTES NÃO TINHA, AGORA TEM.

ANTES NÃO TINHA, AGORA TEM.

sábado, 22 de julho de 2017

Lançamento da Agritec de Santa Luzia atrai agricultores do território do Vale do Pindaré

Olhos atentos, rostos ansiosos e o sorriso nos lábios. Essa era a expressão dos agricultores familiares no lançamento da Agritec na manhã desta quinta-feira (20) realizado no município de Santa Luzia.

A expectativa dos agricultores para a chegada da Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão era nítida. A oportunidade de participar de cursos, palestras, oficinas e de conhecer tecnologias simples e de baixo custo era a maior delas.

A Agritec do Território Vale do Pindaré será a 12ª edição da feira que tem como objetivo oferecer aos agricultores familiares capacitação e oportunidade de aumentar a renda.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, o Governo do Estado investe cada vez mais no eixo conhecimento e produção. “O Governo Flávio Dino sabe a importância e o poder do conhecimento e na agricultura familiar não é diferente. Com o conhecimento nossos agricultores familiares têm mais chances de aumentar a produção e sua renda tendo uma vida digna”, esclareceu...


“Estamos muito satisfeitos e vemos a importância e o impacto que essa Feira tem nas cidades em que já passou, lembrando que, não apenas as cidades que sediaram, mas os municípios circunvizinhos, a Agritec gera conhecimento e dá oportunidade de renda para toda a população,” pontuou a coordenadora de Assistência Técnica, representando a Agerp, Vera Costa.

Produzindo as culturas de abacaxi, melancia, feijão e macaxeira, o agricultor, Iovelton Alves, do povoado Novo Horizonte em Santa Luzia, diz que embora já tenha participado de uma Agritec, está ansioso para a edição de Santa Luzia. “Quero participar dos cursos, palestras e ainda me inteirar das tecnologias que existem para poder aplicar na minha produção”, pontuou.

O município de Santa Luzia sediará a primeira Agritec do território do Vale do Pindaré realizada pela Governo do Estado. A Agritec do território Vale do Pindaré será realizada no período de 24 a 26 de agosto no Parque de Vaquejada Mãe Luzia, na MA 119, em frente a AABB, bairro Ramal, Santa Luzia – MA.
Nos anos de 2015, 2016 e primeiro semestre de 2017, a Agritec capacitou 19.221 agricultores familiares e movimentou mais de R$ 15.702.438,33 em comercialização e em contratos com instituições financeiras. A feira já foi realizada nos municípios de São Bento, Caxias, Açailândia, Bacabal, Chapadinha, Codó, Grajaú, Viana e Zé Doca. Este ano a Agritec já foi sediada por Paraibano e Barra do Corda.
Para 2017, o Governo do Estado chegará até os municípios de Itapecuru-Mirim e Cururupu beneficiando os agricultores familiares dos territórios do Vale do Itapecuru e Baixada Ocidental.
Participaram do lançamento da feira, o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, os adjuntos Chico Sales e Luciene Dias, , o presidente do Iterma, Raimundo Lídio, a coordenadora de Assistência Técnica, representando a Agerp, Vera Costa,  a coordenadora da feira, Marilene Bandeira, gestor da Agerp, Jefferson Fernandes e técnicos, a prefeita de Santa Luzia, França do Macaquinho, além de representantes municipais como vice-prefeito, vereadores, articuladores políticos, representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR, Fetaema e instituições financeiras.

A Agritec é uma realização do governo do Estado, por meio do Sistema SAF (composto pela secretaria de Estado da Agricultura Familiar- SAF, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural- AGERP e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão- ITERMA), juntamente com os parceiros: EMBRAPA, SEBRAE e movimentos sociais (FETAEMA, MST, ACONERUQ, MIQCB E FETRAF-MA).  



Assessoria de Comunicação e Eventos - Ascom 
Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF)

0 comentários :

Postar um comentário