PROGRAMA MAIS ASFALTO

PROGRAMA MAIS ASFALTO

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Governo do Estado abre plenária para dialogar sobre associativismo e cooperativismo

O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) deu início nesta terça-feira (8) à I Plenária de Associativismo e Cooperativismo da Agricultura Familiar do Maranhão no auditório da Federação dos Trabalhadores  Rurais Agricultores e Agricultoras do Maranhão - FETAEMA.
Um dos objetivos do evento é abrir discussões com as Organizações sobre as ações realizadas pelo Sistema SAF, além de planejar o conjunto de atividades propostas para o ano de 2017 e 2018 no âmbito do associativismo e cooperativismo. Durante a abertura do evento foram apresentadas as políticas públicas do Sistema SAF voltadas para esses dois eixos.
Com o evento, a SAF busca estabelecer rumos institucionais de médio prazo, além cumprir com o compromisso da transparência, do diálogo, da ação participativa e da ampliação das oportunidades de capacitação profissional, um dos nortes Institucionais do Governo do Estado...

O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, esclareceu que uma das prerrogativas do Governo do Estado, é o diálogo. “O Governo do Estado busca conhecer as necessidades da população e com o associativismo e cooperativismo não é diferente. Esta plenária é um dos exemplos de que as ações do Governo do Estado estão presentes nesse eixo assim como o investimento em chamadas públicas em beneficiamento de agroindústrias, contemplando associações por todo o Maranhão”, enfatizou.

De acordo com o presidente da União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária - Unicafes – MA, Joaquim Alves, eventos como esses são fundamentais para o desenvolvimento do campo. “Quando passamos a falar do desenvolvimento rural, sustentável e solidário e a discutir o instrumento que é a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, passamos a dialogar, de fato, sobre o desenvolvimento. Discutir com as cooperativas e associações sobre modelo de organização da agricultura familiar é indispensável. Eu gosto de ter momentos como esse porque eu entendo que a Secretaria de Agricultura Familiar ela é minha, é nossa, eu não vejo outra secretaria tão minha que eu possa entrar, falar, ser ouvido e ver resultado como eu vejo na SAF”, disse.

“O momento que vive o nosso país, de crise econômica, reforça a necessidade de nós termos o cooperativismo e associativismo como instrumentos de inclusão social, desenvolvimento e distribuição de renda, logo torna-se fundamental a relação com o Governo do Estado de discutir essa temática e nós da Unicafes Nacional queremos estar aqui para contribuir fazendo com que as políticas públicas implantadas aqui no Maranhão para o cooperativismo e associativismo possam contar conosco como grande parceira”, frisou o presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Zinger.  

O evento segue até a próxima quinta-feira (10), no auditório da Fetaema, onde ocorrerá momentos de exposições feitas pelas Unidades de Ação Programática (UAP) sobre suas atuações e discussões com os presentes sobre tais ações (avanços, desafios e perspectivas), concluindo com as expectativas para o exercício de 2017 e 2018.

APOIO A COOPERATIVAS E ASSOCIAÇÕES
O Governo do Estado por meio do Sistema SAF tem investido em associações com o objetivo de gerar renda e proporcionar uma melhor qualidade de vida ao agricultor familiar associado. Já foram investidos R$ 1.939.556,16 beneficiando 1.980 famílias com construção, adequação ou reforma de agroindústrias, aquisição de caminhões, patrulhas mecânicas, aquisição de equipamentos.

Já foram beneficiadas Cooperativa Agroecológica pela Vida de São Raimundo das Mangabeiras – COOPEVIDA, Cooperativa de Produtores e Produtoras de Abacaxi e Demais Frutas de Turiaçu – COOPPFRUT, Clube de Mães do Povoado Olho D’Água das Guaribas, em Itapecuru Mirim, Cooperativa dos Cajucultores do P.A São Benedito – COOCAC, Associação dos Pequenos Produtores Rurais Panaquatira/Itapary, Associação União Rural São Braz e Macacos e Associação dos Produtores do Campo Agrícola Vila Fomento.

--


Assessoria de Comunicação e Eventos - Ascom 
Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF)

0 comentários :

Postar um comentário