ANTES NÃO TINHA AGORA TEM.

ANTES NÃO TINHA AGORA TEM.

sábado, 23 de dezembro de 2017

GOVERNO DO ESTADO, POR MEIO DO SISTEMA SAF, É HOMENAGEADO NO XVII ENCONTRO ESTADUAL DO MST

No município de Igarapé do Meio, há 227 km da capital, o Governo do Estado, por meio do Sistema de Agricultura Familiar, participou do XVII Encontro Estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra do Maranhão, com foco na defesa da Reforma Agrária. O encontro ocorreu nos dias 18 a 20 de dezembro e contou com a participação de mais de 300 militantes de todo o Estado. O Governo do Estado foi homenageado por meio da secretaria de Estado da Agricultura Familiar SAF pela prestação de serviço de qualidade e pelo diálogo que realiza com o Movimento.
O XVII Encontro Estadual do MST do Maranhão ocorreu em tom de luta e unidade, celebra a potência do povo organizado. Ao longo de três dias, o encontro debateu os desafios da Reforma Agrária Popular, a força dos movimentos sociais como instrumento de luta, houve assembleia de jovens e de mulheres, análise de conjuntura política e agrária do país. Além disso, o espaço também serviu de preparação para o Encontro Nacional do MST, que ocorrerá em janeiro de 2018....

Segundo Alzerina Montelo da direção nacional do MST, o encontro é um momento de reflexão sobre a conjuntura atual que o Brasil está vivendo. Então faz-se necessário que as bases sociais do Movimento tenham conhecimento dessa conjuntura para construir as linhas políticas de atuação. Também é um momento de confraternização e comemoração dos 33 anos do movimento em todo o país.
“No nosso encontro agente homenageia as pessoas historicamente parceiras. Hoje temos o secretário Adelmo Soares que é nosso homenageado, não somente enquanto Governo, mas enquanto pessoa. Ele é um grande parceiro e um grande aliado da reforma agrária, principalmente nessa conjuntura tão difícil para nós”, pontuou Alzerina.
O secretário da SAF, Adelmo Soares, reiterou o compromisso da sua pasta com as classes trabalhadoras e relatou avanços realizados em três anos de gestão com apoio à produção com a entrega de equipamentos, assistência técnica e regularização fundiária e apoio à comercialização com a realização das feiras de agricultura familiar, entrega de kits feiras e comercialização por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), educação no campo e apoio as cooperativas.
Estou muito feliz de estar representando governo do Estado neste encontro e mantendo sempre firme a bandeira da reforma agrária e da agricultura familiar como elo principal na construção do Maranhão de todos nós”, enfatizou o secretário.
“Podemos dizer hoje, na gestão do governador Flávio Dino, que é uma gestão que dialoga com os movimentos sociais. Com essa parceria conseguimos avançar em dois eixos importantes: um está ligado a produção com o modo de produção agroecológica com a parceria da secretaria específica para agricultura familiar. O outro eixo, é uma ação transformadora porque recebemos apoio na alfabetização com a ampliação do “SIM EU POSSO”. Temos uma relação consolidada com o governo que priorizou educação e produção no campo”, concluiu, Edivan Oliveira da direção estadual e Nacional do MST.

--
Assessoria de Comunicação e Eventos - Ascom 
Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF)

0 comentários :

Postar um comentário