segunda-feira, 23 de abril de 2018

Imunização contra gripe começa nesta segunda.

Para se vacinar pela rede pública é necessário pertencer ao grupo de risco. Na rede privada a dose custa entre R$90 e 160.

Começa nesta segunda-feira (23/4) a campanha de vacinação contra a gripe em todo o país. Só no DF, a expectativa é de que 706.988 pessoas, classificadas dentro do grupo de alto risco, recebam a dose tetravalente contra os vírus H1N1, H3N2 e dois tipos de influenza B. Serão 114 postos de atendimento, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Esta é a vigésima edição da imunização que segue até 1º de junho. O Dia D, uma espécie de mutirão marcado aos sábados, ocorre em 12 de maio. 

Estão incluídos nos grupos de risco os trabalhadores da área de saúde, professores de escolas públicas e privadas, idosos acima de 60 anos, crianças entre 6 meses e 5 anos, além de gestantes, mulheres que deram à luz há 45 dias, indígenas, pacientes de doenças crônicas, adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, presos e funcionários do sistema penitenciário.

As crianças vacinadas pela primeira vez contra a influenza precisam retornar em 30 dias para uma dose de reforço. O restante da população pode se imunizar por meio da rede pública, com doses que custam entre entre R$90 e 160.  

O cronograma da campanha de vacinação contra a influenza é definido pelo Ministério da Saúde, que distribui as vacinas. As datas estabelecidas garantem tempo hábil para que a população-alvo esteja protegida antes do período de sazonalidade da doença, no inverno. Este ano, serão disponibilizadas 60 milhões de doses em todo o país, suficientes para vacinar as 54 milhões de pessoas incluídas no grupo que deve ser imunizado.

0 comentários :

Postar um comentário