sábado, 18 de agosto de 2018

Dia D de vacinação contra sarampo e poliomielite acontece hoje

Os mais de 36 mil postos de saúde em todo o país abrem as portas hoje (18) para o chamado Dia D de Mobilização Nacional contra o sarampo e a poliomielite. Todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem receber as doses, independentemente de sua situação vacinal. A campanha segue até 31 de agosto.
Este ano, a vacinação será feita de forma indiscriminada, o que significa que mesmo as crianças que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber mais um reforço. No caso da pólio, as que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida vão receber a vacina injetável e as que já tomaram uma ou mais doses devem receber a oral.
Para o sarampo, todas as crianças com idade entre 1 anos e menores de 5 anos devem receber uma dose da tríplice viral – desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.
Em São Luís, a campanha foi antecipada e a vacinação iniciou dia 23 de julho.  “Estamos realizando várias ações para aumentar a adesão à campanha, mas depende também dos pais ou responsáveis lembrar que a imunização é muito importante para evitar o sarampo e a pólio. Para atingir a cobertura definida pelo Ministério da Saúde precisamos que as crianças sejam vacinadas”, informou o secretário municipal de Saúde (Semus), Lula Fylho.
A meta de vacinação estabelecida para a capital pelo Ministério da Saúde é vacinar 95% do público-alvo total, que é de 61.700 crianças. Até o momento, as doses aplicadas contra pólio somam 24.517, representando pouco mais de 40% do público-alvo; e o sarampo totalizam 24.338 doses, que representam perto de 40% do total A vacinação ocorre das 8h às 17h, em 63 postos de saúde da cidade.

0 comentários :

Postar um comentário