domingo, 22 de março de 2020

Minas Gerais: sem casos de Covid-19, cidade se isola e controla visitantes

Autoridades colocaram barreiras de terra para evitar que pessoas que não sejam moradores entrem no local.

Uma cidade de Minas Gerais se isolou por conta do coronavírus sem ter um caso da doença. O município de São Tiago, no sul do estado, fechou, nesse sábado (21/03), duas estradas com um monte de terra para controlar quem entra e sai do local.
Segundo reportagem de O Globo, foram utilizados dois caminhões de terra para fazer a barreira. A movimentação é controlada 24h por dia pela entrada principal. No local, as pessoas precisam fazer uma parada obrigatória. Quem não estiver a caminho da casa de parentes é orientado a voltar.
 Autoridades locais admitiram que a medida visa evitar a transmissão da Covid-19. Conhecido como a “Terra do Café com Biscoito”, o município tem cerca de 11 mil habitantes. Destes, 2 mil estão em área rural. A cidade fica a cerca de 200km de Belo Horizonte. A capital mineira já registra transmissão comunitária do coronavírus, ou seja, quando não é possível mais relacionar casos confirmados.
As autoridades dizem que a medida é uma forma de prevenir que casos sejam registrados na cidade que recebe muitas pessoas vindas de Belo Horizonte (MG), a capital do estado. Inicialmente, havia uma proposta para fechar os acessos com arame farpado, mas a ideia foi descartada para evitar acidentes. No seu lugar, entraram montes de terra despejados nas estradas.
O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde de Minas, divulgado nesse sábado (21/03), mostra que 319 cidades mineiras têm casos suspeitos de coronavírus. São 55 casos confirmados, 30 deles em Belo Horizonte. O comércio da capital foi fechado na última semana.
O estado está, neste momento, 5.862 pacientes sob investigação, quase a metade deles (2.904) só na capital. As outras cidades com mais suspeita são Ipatinga (314), Contagem (282) e Divinópolis (138).


Metrópoles.com 

0 comentários :

Postar um comentário