DONOS DE ACADEMIAS DE BARRA DO CORDA PARTICIPAM DE REUNIÃO COM VICE-PREFEITO E SECRETÁRIA DE SAÚDE

Na manhã de hoje (26/05/2021), aconteceu no gabinete da prefeitura municipal de Barra do Corda, uma reunião com os representantes das academias de musculação e autoridades locais.

 

Participaram da reunião o Srº Marcos Unilar – Vice-Prefeito de Barra do Corda, Srª Vanessa Ferry – Secretária de Saúde, Dr° Estevão Negreiros – Secretaria de Indústria e Comércio, Sr° Gildásio Brito – Secretário de Comunicação, Vereador Prof° Abraão Ferreira (CREF 001972-G/PI), Prof° Leonardo de Arruda Delgado (CREF 001764-G/MA) – Academia Fitness Club (CREF 000711-PJ/MA), Prof° Matheus Mendes de Oliveira da Silva (CREF 001774-G/MA) – Academia VO2Máx (CREF 000180-PJ/MA), Prof° Luiz Ribeiro de Souza (CREF 002128-G/MA) – Academia Corpus (CREF 000710-PJ/MA) e Prof° Robson Facundo- Academia Spaço Fitness (CREF 000149-PJ/MA)

Na ocasião, foi abordado a importância do trabalho realizado pelo poder publico, no sentido de tentar conter o avanço do número de casos de covid-19, em nosso município, e que os donos de academias, são parceiros do poder público, nessa luta, foi citado que os profissionais de Educação Física foram reconhecidos pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), sob o código 2241-40, como “Profissional de Educação Física na Saúde” e que essas nova descrição foi adicionado no sistema em 17 de fevereiro deste ano. E, além disso, o decreto presidencial nº 10.344, de 11 de maio de 2020 já incluiu a atividade das academias de esporte e congêneres no rol de atividades essenciais, além dos Projetos de Lei Ordinária nº 330/2020, de autoria do Deputado Rafael Leitoa e da PLL n° 004/2021, do professor Abraão Ferreira, que dispõe sobre a prestação dos serviços de atividade física e exercício físico como essenciais, no município de Barra do Corda, estado do Maranhão.

Os projetos de lei citados reconhecem os serviços de atividade física e exercício físico em academias, como essenciais e importantes no enfrentamento em períodos de crise, ocasionados por moléstias contagiosas

Foi também abordado, o impacto na economia local com o fechamento das academias e que as academias são locais apropriados para a prática de exercícios físicos variado, e local para os clientes serem supervisionados pelos profissionais de Educação Física. E ao praticar exercícios físicos ou atividades em academias o aluno terá benefícios para a saúde e consequentemente melhorará a qualidade de vida.

O sedentarismo é um grave problema de saúde na atualidade, resultando em várias patologias. Neste cenário as academias ganham grande importância para combater esta triste realidade, assim como os profissionais de Educação Física. Desse modo, os serviços especializados prestados pelas academias, devem refletir em benefícios aos praticantes de exercício físico.

Em artigo publicado na revista científica Diabetes & Metabolic Syndrome: Clinical Research & Reviews, pesquisadores relatam, após analisar pacientes com Covid-19, que treinos aeróbicos contribuem para fortalecer a imunidade em geral e o sistema respiratório, podendo minimizar a morbidade e mortalidade decorrentes do vírus, citando alguns casos de reabilitação pós covid-19.

Na ocasião também, citamos a importância do profissional de educação física e de nosso conselho, nos termos da delegação atribuída pela Lei Federal nº. 9.696 de 01 de setembro de 1998, sendo este a Autarquia Federal Especial que orientar, disciplinar e fiscalizar, legal, técnica e eticamente, o exercício da Profissão de Educação Física em todo o Território Nacional.

Finalizamos com a promessa verbal do Sr° Vice-Prefeito Marcos Unilar, de que no próximo decreto, abriria as academias, sendo que estes estabelecimentos só seria fechados, em caso de fechamento total de todas as atividades comerciais do município.